quinta-feira, 14 de abril de 2011
Lei do "pé na faixa" em Londrina - PR...
Segundo dados estatísticos do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), mais de 11 mil pedestres por ano são vitimas de acidentes de trânsito. Os mais vulneráveis são as crianças e idosos: enquanto as crianças têm menor percepção de perigo, os idosos apresentam menor mobilidade e agilidade, deficiências auditivas e visuais e redução dos reflexos.
A campanha Pé na Faixa
A campanha educativa Pé na Faixa tem como foco diminuir as estatísticas de acidentes e mortes no trânsito em Londrina, e gerar uma mudança de comportamento em todos os usuários da via.
É neste momento que entra o importante papel dos voluntários que se disponibilizaram para multiplicar a campanha e conscientizar o maior número de pessoas possível. Ser multiplicador é muito mais que apenas divulgar, é ser exemplo, ter atitude correta, por em prática o que está faltando, é ser um líder, saber orientar as pessoas sobre os benefícios e riscos, mostrando que é possível um trânsito mais humano em nossa cidade.
A educação dos motoristas será demonstrada no respeito ao pedestre na faixa. Quando o pedestre sinalizar que quer atravessar, o condutor, educadamente, lhe dará a preferência, parando o veículo. Para evitar a colisão traseira, o motorista deverá sinalizar com o pisca-alerta e colocar o braço para fora do carro, movimentando-o para cima e para baixo - sinal que indica a diminuição da velocidade.
Já o pedestre precisa saber que para atravessar a rua, deverá sinalizar com a mão, como se estivesse pedindo para o ônibus parar, e aguardar na calçada até que o motorista visualize seu pedido e lhe dê a preferência. A travessia deve ser feita sempre pela faixa de pedestres e, por segurança, nenhum pedestre deve circular no meio dos veículos.
Dicas de segurança - Pedestre
•Faça a travessia sempre em faixa de segurança;
•Se não houver faixa de segurança, atravesse a via sempre em linha reta;
•Caminhe sobre a calçada. Se não houver, ande em fila única pela borda da pista;
•Jamais atravesse pela frente ou pela traseira de um ônibus ou outro veiculo, pois o condutor que estiver vindo poderá não visualizá-lo;
•Nunca atravesse driblando os carros em movimento;
•Olhe para os dois lados antes de atravessar, mesmo se a rua for de mão única;
•Quando fizer a travessia, escolha um lugar onde você tenha boa visão dos veículos e possa ser visto facilmente pelos motoristas, de preferência na esquina.
•Não atravesse a rua correndo, nem faça brincadeiras durante a travessia;
•Nunca espere abaixo do meio-fio o momento para fazer a travessia;
•À noite ou em dias chuvosos procure usar roupas claras;
•Respeite a vez do motorista. Nunca tente atravessar se o sinal estiver aberto para os carros. Se ocorrer um acidente a culpa será sua;
•Utilize as passarelas para pedestres nas grandes avenidas ou rodovias. Não tenha preguiça nem queira encurtar o caminho. Você pode estar encurtando a sua vida;
•Trazer sempre presos à coleira e afastados do meio-fio, animais com os quais circule eventualmente.
Pedestres devem:
•Atravessar sempre na faixa, passarela ou passagem subterrânea quando estiver a menos de 50m. de uma delas.
•Obedecer à sinalização.
•Não cruzar pistas de rolamento em túneis, pontes ou viadutos, exceto onde houver permissão para tal.
Motoristas devem:
•Dar preferência aos pedestres quando passarem por uma calçada ou entrarem em uma garagem;
•Dar preferência aos pedestres que começaram a atravessar em um cruzamento ou faixa de pedestre quando o sinal está verde para o motorista;
•Dar preferência aos pedestres que estão atravessando na rodovia onde há faixa ou não, assim como em cruzamentos onde não há sinal ou controle de trânsito;
•Não ultrapassar qualquer veículo que pare em uma interseção ou faixa de pedestre para permitir que um pedestre ou ciclista atravesse com segurança.
Espera-se que cada cidadão, de posse desses conhecimentos, assuma com responsabilidade os direitos e deveres respectivos, por conhecer o comportamento correto e preventivo, e aprenda a pautar a própria conduta no trânsito de acordo com as normas preventivas, para evitar imprudências que ocasionem situações de risco.
Postado por CIPA CTEKM3 às 08:21
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